quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Marketing

A palavra é bem bonita, mas será que conseguimos entender e explicar o que significa?

Não esperem que eu responda, pois não acredito que tenha uma única resposta.

Vamos ao Conceito:
Para quem não estudou sobre: é "propaganda".
Para quem estudou um pouco: "é uma ferramenta para conquistar e manter clientes".
Para os CEO's: é uma "filosofia de vida".
Para mim: é "qualquer coisa que faça alguém comprar o que você está querendo vender".

O mais importante no marketing não é saber explicar o conceito, mas sim saber fazer, pôr em prática, fazer dar certo e embora a palavra seja bonita e difícil de escrever, os homens e animais chamados de irracionais fazem marketing desde que passaram a viver em sociedade.

Com a evolução o marketing foi ficando mais sofisticado, ganhou subdivisões como a logística, a propaganda, o merchandising (preciso contar: gente, propaganda na TV não é merchandising, o nome certo é Tie In), mas a essência é a mesma.

Outra coisa importante à dizer, o profissional de marketing é um Mercadólogo e não um Marketeiro.

Mas deixando as palavras bonitas de lado, não precisa fazer nenhuma faculdade para desenvolver ações de marketing. Claro que o aperfeiçoamento técnico é sempre é bem-vindo, mas não pode ser um limitador. Nesta área, o céu é o limite! Criatividade, percepção, bom senso e inteligência já é meio caminho andado. Você diria à um vendedor de feira-livre que ele não pratica o marketing? E o flanelinha do estacionamento? (se não pagar, não garanto não doutor!)

Longe de mim descredenciar aos mercadólogos de plantão (como eu), a intenção é incentivar os não-letrados. Pessoal, Yes, we can! Arregacem as mangas e vamos nessa! De uma coisa eu tenho certeza, se tem p/vender, então tem quem compre!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário