domingo, 11 de setembro de 2011

Os Pássaros - O filme sem trilha sonora

Depois do cinema mudo, fica quase impossível imaginar um filme sem a companhia constante da Trilha Sonora. A trilha se confunde com as cenas se transformando em mais um personagem da trama.

Mesmo com essa presença até então obrigatória nos filmes, uma dupla de sucesso ousou e produziu um filme sem a trilha e o sucesso foi garantido.

Como a grande maioria dos fãs de trilha sonora orquestrada de filmes sabe, Bernard Hermann (1911-1975) era o compositor preferido do mestre do suspense Alfred Hitchcock (1899-1980) durante vários anos. Hermann colaborou muito em clássicos do diretor como O Homem Que Sabia Demais (1956), Intriga Internacional (1959), Psicose (1960) e Um Corpo que Cai (1960). Esta última uma verdadeira obra-prima musical.

Entretanto uma das películas mais famosas de Hitchcock, Os Pássaros, curiosamente se absteve completamente do uso de trilha sonora orquestrada, porém o seu fiel escudeiro Hermann não ficou afastado da produção, fazendo o papel de uma espécie de "consultor musical", ele pesquisou e estudou sons de pássaros que vieram a ser tornar tão assustadores quanto a famosa faixa musical tocada na clássica cena do chuveiro em Psicose.

Os Pássaros até hoje é considerado um dos maiores filmes de suspense e a ausência da trilha sonora contribuiu para criar um clima perturbador.

Leitor Porreta, você conhece outros filmes que não tenham feito uso de trilha sonora? Comente e enriqueça o nosso post.

Até a próxima!

Sds,
Camiseta Porreta - Vista e se divirta!
Site: http://www.camisetaporreta.com.br
Twitter: http://twitter.com/camisetaporreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário